A D. Sancho - Ensino, Lda. é uma sociedade por quotas, e é a entidade proprietária da Escola Profissional do Infante, conforme:


AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DE FUNCIONAMENTO Nº 100


Nos termos do artigo 2º do Decreto -Lei nº 71/99, de 12 de Março, e para os efeitos previstos no art. 14º do Decreto - Lei nº 4/98, de 8 de Janeiro, foi concedida autorização de funcionamento à ESCOLA PROFISSIONAL DO INFANTE, cuja entidade proprietária é D. Sancho - Ensino, Lda.


O estabelecimento de ensino fica autorizado a ministrar, nas instalações e demais condições indicadas, os cursos profissionais previstos nos art. 6º e 7º. Do Decreto - Lei 4/98, de 8 de Janeiro, bem como os cursos e actividades de formação previstas nos números 1 e 2, do art. 10º,  do mesmo Decreto - Lei.

A Escola Profissional do Infante é uma instituição de ensino sem fins lucrativos, de natureza privada, que prossegue fins de interesse público e goza de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, sujeita à tutela científica, pedagógica e funcional do Ministério da Educação
Criada por Contrato-Programa com o Ministério da Educação, nos termos do Decreto-lei n.º 26/89, de 21 de Janeiro, e em pleno funcionamento desde Julho de 1990.
Situa-se em Vila Nova de Gaia, o quarto concelho do país, em termos de população residente. Aglutinando vinte e quatro freguesias, pode dizer-se que as suas características fundamentais, em termos de tecido económico, passam por:
- uma notória desertificação do mundo rural;
- um desenvolvimento forte da indústria metalomecânica pesada;
- um notável investimento no domínio do comércio e serviços, sectores onde a percentagem de empregabilidade global ronda os 60%;
- um sector da construção civil em permanente e franca evolução.